quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Múltiplos Olhares – A invasão II

Por Tiago Nascimento
 
Caro leitores/as dessa vez não estou invadindo esse espaço a pedido da nossa cronista Nê Sant’Anna. Não, não! Essa invasão é por necessidade, por inquietude, por conta do bicho saudosista que também me picou.

Lendo a crônica “Bicho Saudosista” de Nê Sant’Anna pude rir e recordar daquele dezembro, da festa de Natal, da mamãe e papai noel, da carroça, do cavalo doentio, das realizações e sonhos que nos rodeavam.

Vi o comentário da nossa amiga Dete sobre a crônica da Nê. Ela também foi picada pelo bicho saudosista. Até a Dete entrou na dança!

O fato é que estamos na mesma caminhada há 12 anos. Parece quase uma “vida” toda, mas recordo-me com exatidão de quando fui convidado pela Nê para a primeira reunião para a criação da ONG Sociedade Amigos da Cultura de Iepê.

Risos frouxos. Lembro-me da minha primeira atuação junto a Carol Damásio e Anderson Douglas. Eu fui o Mickey Mouse. Literalmente falando. Vesti-me com uma roupa do Mickey super hiper-mega-quente. Senti-me um artista. Risos mais frouxos ainda.

...Tantos projetos executados com louvor e glória. Sonhos em busca por uma cultura de paz.

Grupo Palavra. F@ys¢a & Cia Ltda. Saraus. Shows de MPB. Prêmio IEPÊ de Poesia. Concertos de Leitura. Cultura & Saúde. Cultura Atrás das Grades. Programas radiofônicos: MPB Ao Vivo, Carrossel, Passeando Pela MPB, Nas ondas da cultura. Etc. etc. etc.

História para contarmos é o que não nos falta. Se o bicho saudosista infectar tosos/as os/as Amigos/as teremos memória para escrever um livro. Não um livro de 100, 200 ou 300 páginas, mas com mais de mil páginas. Tenho comigo que ainda restariam histórias para serem narradas na segunda edição.

Não posso terminar esse breve relato sem deixar externado a minha admiração pela pessoa e obra de Nê Sant’Anna – com o perdão dos demais amores da minha vida.

Lendo o livro “O vendedor de sonhos – o chamado”, de Augusto Cury, deparei-me com a seguinte sentença: não é possível seguir um líder sem admirá-lo. A admiração é mais forte que o poder. O carisma é mais intenso que as pressões.

Foi aí que realmente tive a certeza porque sou completamente apaixonado pela pessoa e arte de Nê Sant’Anna. Ela me cativou depois com o seu carisma e sem arrogância dividiu comigo os seus conhecimentos (e continua dividindo). É por esse motivo que quando eu crescer e ficar grande irei escrever com tal sensibilidade sobre tantas coisas.

Espero que não sejamos infectados pelo vírus dos intelectuais: o formalismo. Perdoe-me Nê é que os “loucos” se entendem! Sendo assim – Deus me livre dos “normais”!

PS: Até a próxima invasão!
 
 

2 comentários:

  1. Eu nasci com duas mãos esquerdas e encontrei pela graça de Deus amigos que se "intoxicam" com as minhas idéias como o Tiago que eu já disse e repito é multi multi multi talentoso e pop e me "empresta" generosamente suas duas mãos direitas. Nê Sant'Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nê, pela graça de Deus Ele nos concedeu alguns talentos... Sou grato por fazer parte disso tudo e por você fazer parte da minha vida. Sem você minha vida não seria completa. Beijos.

      Excluir