quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Revelando Talentos



Tempos de menino



Vale o velho clichê: nunca julgue o livro pela capa. Ok! Porém o que me chamou atenção – a priori – foi exatamente a capa. Dois piões a rodopiarem ou um pião e sua sombra a rodopiarem, em tom de esperança – verde.
Um título sugestivo totalmente interligado com toda a diagramação da capa (Parabéns: Gledson Zifssak – que assina o projeto gráfico e capa do livro em questão).
Li a contra-capa, as orelhas, toda ficha editorial, o sumário... e, como já previa José Batista de Sales – o autor – na página 99, foi saltando páginas que iniciei minha curiosa leitura do livro  Dias de meus dias: tempos de menino. (Assossiação Núcleo Editorial Proleitura – ANEP, 2013. Este livro pode ser adquirido no Ponto de Cultura de Iepê por R$ 15).
Mergulhei em imaginação ao criar na mente a descrição de como era o “Bar do Armando” (pág. 41), pois hoje conheço o local e antes de ser uma pizzaria abrigou o “Espaço Cultural ‘Armando Cavichiolli”. Tive o privilégio de trabalhar no Espaço com a grande amiga Maria Bernadete (Dete do Robertão). Boas recordações das quais poderiam render boas histórias para um livro de memórias.
Fugir do tom saudosista em livros de memórias deve-se exigir muita transpiração do autor e um distanciamento do pessoal e profissional. Sales consegue isso!
Conheci o Sales na correria do dia a dia, no Ponto de Cultura de Iepê, em uma tarde de quinta-feira. Trocamos meias palavras. Eu nem tinha conhecimento que ele era o autor. Ele estava lá para conversar com o Paulo Fernando e a Nê Sant’Anna. Foi melhor assim! Agora não me sinto na obrigação de rasgar seda ou disparar trilhões de elogios por conta de conhecer o autor.
Sinto-me livre para a leitura. Também escrevo livremente, pois a mim não foi feita nenhuma encomenda de crítica ou resenha. Escrevo pelo simples fato de auxiliar a disseminar a literatura e o hábito pela leitura.
Ao contrário do autor (“Lembrança de leitura”, pág. 33) não me recordo qual foi  o primeiro livro que li etc. etc. Falha-me a memória e não tenho intenção de forçá-la para tal atividade.
[Enfim, nesse momento tenho a liberdade de abandonar este texto para retomar a leitura do livro e só depois concluir este pensamento.]
Ironicamente retomo a leitura do livro do Saulo, à luz de velas, em uma noite de segunda-feira chuvosa e sem energia (“Luz elétrica”, pág. 21). Os contos permitem que eu transite de um para o outro aleatoriamente sem me prender a uma cronologia.

Por fim, vale a pena conferir o trabalho do Saulo. Caso, querido/a leitor/a, não deseje – no momento – ou esteja desprovido/a financeiramente para aquisição da obra vá ao Ponto de Cultura de Iepê, sito a Rua Goiás, 364, Centro; para conhecer o livro e o espaço. Boa leitura! [Tiago Nascimento, especialmente para Amigos da Cultura de Iepê]


Nenhum comentário:

Postar um comentário