segunda-feira, 3 de junho de 2013

Evento divulga vencedores do "6º Prêmio IEPÊ de Poesia/2013"

Texto: Tiago Nascimento
Fotos: Carolina Damásio

Para celebrar os 13 anos de criação da ONG Sociedade Amigos da Cultura de Iepê (SACI), no sábado, 1º de junho, no Salão Nobre da Igreja Matriz, aconteceu a cerimônia de entrega do "6º Prêmio IEPÊ de Poesia/2013". Com objetivo de revelar novos poetas, valorizar o gênero poético e incentivar talentos literários o Prêmio é realizado bianualmente pelo Ponto de Cultura “Nosso Povo Faz Arte Desde 205 d. C.”, em parceria com o Programa Acessa São Paulo Iepê e Secretaria Municipal de Educação e Cultura com apoio do Governo de São Paulo, Programa Pontos de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Orquestra de Viola Caipira, do Matarazzo, de Presidente Prudente/SP

Na categoria Infanto-juvenil os vencedores foram: José Adib Picinini Sant`Anna Zakir, em primeiro lugar com o poema “Carrossel”. Emanuella Sakamoto Beserra, de Ranchanria/SP, ficou em segundo lugar com o poema “Plantinha do amor”. Tamires Cristina P. Tavares, ficou em terceiro lugar com o poema “Minha vida”.
Na categoria Adulta os vencedores foram: Thaís Daguano Ferreira Lourenço, com o poema “Identidade”; Mara Liz Souza da Cunha (Rancharia/SP), poema “Dois Caetanos”, e José Ricardo dos Santos (Riolândia/SP), poema “Mãe” – respectivamente 1º, 2 º e 3º lugar.
O prêmio de incentivo artístico para os três primeiros colocados de cada categoria variou de R$ 100 a R$ 300 (cem a trezentos reais). Os poemas vencedores mais os dez primeiros trabalhos de cada categoria, selecionados pelo júri, serão publicados em livro a ser lançado na próxima edição do concurso, em 2015.
Durante o evento a presidente da SACI, Carolina Damásio, declarou lançada a Antologia - "5º Prêmio IEPÊ de Poesia/2011". A Orquestra de Viola Caipira, do Matarazzo, de Presidente Prudente/SP abrilhantou o evento com sua apresentação. A dupla Niltinho & Meiri contou com as participações especiais do cantor Mirassol e do Grupo de Teatro F@ysca & Cia Ltda.

Antologia foi lançada durante a premiação

“Esse ano tem um sabor especial, pois a SACI comemora seus 13 anos de existência, Iepê completa 90 anos de fundação e também comemora-se os 100 anos do nascimento do poeta Vinícius de Moraes”, festeja a Coordenadora do Ponto de Cultura Nê Sant’Anna.
“O evento foi um momento de comemorarmos nossas conquistas e pregar a liberdade de expressão”, enfatizou Coordenador do Ponto de Cultura, Paulo Fernando Zaganin Rosa.

Lançamento da Antologia - "5º Prêmio IEPÊ de Poesia/2011"

Durante o evento aconteceu a exposição InPalavras!
de Nê Sant'Anna e Tiago Nascimento

Integrantes do Grupo de Teatro F@aysca & Cia Ltda.
celebraram 13 anos de fundação da Sociedade Amigos da Cultura de Iepê


Identidade

O meu nome está em tudo que toco
E nas roupas que visto
E nos lugares que vou.
O meu nome é parte do todo que sou
E meu todo [e que me dá o nome.

O meu nome está no aceno de quem passa
E nos passos que tomo
E nas coisas que faço.
 O meu nome se constrói no laço dos dias que tenho
E cada dia que vivo tem o meu nome do cenho.

O meu nome está no que conheço
E no que irei conhecer
E naquilo que quero e tento.
O meu nome é o meu espelho
E esse espelho reflete nada mais que o nome que tenho.

O meu nome não é parte do que sou
É só o que tenho
E o que não faz parte de mim, não sou e não tenho.
O meu nome não se faz nos outros, se faz em mim
O meu nome sim é o que vivo, é o que tenho.

Thaís Daguano Ferreira Lourenço, 1º lugar, Categoria Adulta, no "6º Prêmio IEPÊ de Poesia/2013"

Thaís Daguano recebe prêmio de autoridades locais


Carrossel

Um dia eu embarquei
Num brinquedo chamado Carrossel
Que girava, girava, girava
No meio de um parque
Bem debaixo do céu.

Enquanto eu girava,
Em torno de mim,
Passarinhos azuis cantavam
Um canto sem fim.

Quero embarcar de novo
Naquele mesmo carrossel
E com os meus amiguinhos
E também com os passarinhos
Cantar, brincar e girar
Debaixo da luz das estrelas
Que brilham à noite no céu.


José Adib Picinini Sant`Anna Zakir, 1º lugar, Categoria Adulta, no "6º Prêmio IEPÊ de Poesia/2013"

"Zézinho" recebe prêmio de autoridades locais


CLASSIFICADOS PARA COMPOR A ANTOLOGIA DO
6º PRÊMIO IEPÊ DE POESIA 2013

CATEGORIA INFANTO-JUVENIL

A face negra da perfeição
João Vítor Silva da Costa
Rancharia – SP
Sonhar
Priscilla Aparecida da Costa
Iepê – SP
Meu papai “policial militar”
Thiago Enrico Costa Cardoso
Iepê – SP
Fatos do destino
Roberta Thainá Vieira Santos
Rancharia – SP
Meu cachorrinho
Karina Gonçalves
São Manoel – SP
A escuridão
Hugo Henrique Almeida da Silva
Agicê – SP
Amizade
Graziela dos Santos Antonio
Varpa/Tupã – SP
Livros
Matheus Aguiar dos Santos
Rancharia – SP
Quem ama
Patrick Laurindo
Varpa/Tupã – SP
Sonhar
Mirian Taccola de Lima
Varpa/Tupã – SP












CATEGORIA ADULTA

TÍTULO POESIA
AUTOR
CIDADE
Ousadia
Anderson Douglas da Silva
Maringá - PR
Siga a estrela
Isabel Andrade da Silva Souza
Tupã – SP
Roupa velha
Josué Bianchi Pais
Presidente Prudente – SP
Dura realidade
Vilma de Oliveira Pires
São Bernardo do Campo - SP
Lugarzinho agradável
Rafael Engel Ducatti
Iepê - SP
Mentira
Gelson Amaro de Souza
Presidente Prudente - SP
Carpe Diem
Marla Roberta Greter Sakamoto Beserra
Rancharia – SP
Chegando a idade
Gabrieli Tassinari Martins
Iepê – SP
Amor e vida
Maudislaine Francini de Souza
Iepê – SP
Em meu olhar
Maria José Simões de Andrade
Iepê – SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário