quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Múltiplos olhares

TODOS OS BICHOS DE NÊ SANT'ANNA


A ÓPERA MENSALÃO

O julgamento do Mensalão poderia ser uma ópera. A cada nova sessão, argumentos e “novas” palavras surgem e surpreendem.  No primeiro dia, quando o procurador disse versos de Chico Buarque, imaginei vários diálogos tendo sua música como pano de fundo envolvendo acusados, advogados e platéia. A imaginação tomou forma de poemetos, inspirados na performance dos advogados durante o desenrolar do julgamento.

O José Dirceu poderia cantar para o Roberto Jeferson:

O ROBERTO

O Roberto levou meu sorriso
No sorriso dele
Levou junto com ele o que é de direito
E o que não era não
Entregou o esquema, o meu papel,
E além de tudo
Manchou muito
Minha reputação!
O Roberto
Levou junto com ele
Os meus quatro anos e o meu canetão,
E não contente
Me acusou do Mensalão!

O Roberto poderia então responder cantando, já que é um estudioso do belo canto:

Exijo respeito,
Não sou um mensaleiro
Chego a abrir o peito
Quando aparece um doutor
Que não entende que só fiz um caixa 2
E me acusa de ser um usurpador!

Então os advogados, dependendo das facções dos clientes entoariam em coro:

O procurador é bamba
Na procuradoria
Mas nunca arrecadou dinheiro
Nunca fez campanha!

Um advogado que não conhece a obra do Chico e não sabe cantar, não perde a pose e declama com emoção, munido de um teclado como objeto cênico:

Estou trazendo este teclado
Para o tribunal
Pois máquina de escrever
É coisa já inexistente
Porque quero provar, sem sombra de dúvida alguma
Que sobre uma pobre batedeira de cheque
Como foi minha cliente
Não pode pairar
Acusação nenhuma.

A platéia comovida canta:

Não se afobem não
Que nada é pra já
E mentiras podem pairar
Milênios, milênios...
No ar.

E para encerrar os trabalhos do dia, em ritmo de samba entoam animadamente:

Agora o que já é normal
É o que dá de malandro regular, profissional
Malandro com gravata, com contrato e capital
Que nunca se dá mal!





Fecham-se as portas e o salão é preparado para a ópera do próximo dia. 

Nê Sant’Anna
07 de agosto de 2012

Um comentário: