quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MÚLTIPLOS OLHARES

TODOS OS BICHOS DE NÊ SANT’ANNA

SOBRE INVASÃO, GENEROSIDADE E PASTEL

Adorei a “invasão” do Tiago nessa coluna semana passada. Aliás, nossos projetos também estão “invadindo” outros espaços através desse blog, e o mais estimulante é que são “invasões requisitadas” que nem sonhávamos conquistar.
 Semana passada, recebi o comunicado que havia sido premiada no VI Concurso Literário de Presidente Prudente (CLIPP) com o texto “O velho cão”; somou-se então emoção e trabalho, pois estávamos em pleno processo de organizar os espaços do MAI, do Ponto de Cultura e do Ponto de Leitura após uma reforma, e o Tiago generosamente “invadiu” esse espaço.
Sobre o prêmio falarei na próxima semana, agora compartilho alguns pensamentos e experiências sobre generosidade que me “invadiram”. Uma grande demonstração de generosidade me foi oferecida por um amigo, o Roberto Sampaio.
Roberto é um banqueteiro profissional, faz jantares e salgadinhos de festas, dentre os quais um dos mais pedidos é o pastel. Não é à toa, pois esse pastel é realmente especial: sequinho, não transborda gordura e nem quando congelado perde a crocância. Quando trabalhava ao lado do Roberto (que além de banqueteiro foi funcionário público municipal) na antiga Biblioteca Pública Municipal e a Sociedade Amigos da Cultura de Iepê (SACI) nascia, um dia comentei que meu filho adorava pastel e que a senhora que trabalhava comigo apesar da boa vontade em tentar agradar ao menino, não conseguia acertar uma receita.  O Roberto não disse nada, entrou em sua sala e minutos depois voltou com um papel no qual escrevera a receita do pastel e todos os segredos para que ficasse saboroso e sequinho. Com uma piscadela e um sorriso disse a mim e aos outros membros da SACI que naquele dia lá estavam: “quanto mais compartilhamos o que sabemos, sem ganância, raiva, inveja ou egoísmo, mais crescemos, porque há espaço para todos, desde que esse espaço seja conquistado com solidariedade, por isso eu não faço segredo das minhas receitas”.
Foi um dos maiores gestos de generosidade que presenciei e que marcou não só a mim como também a história da SACI, que desde sua fundação no ano de 2000, assim como a receita da massa de pastel do Roberto, “invade” espaços sempre abertos através da generosidade.
Fecho a coluna dessa semana com um recado para o Roberto: agradeço e muito a lição de vida, mas apesar dos seus generosos esforços, eu sou uma péssima quituteira e não tenho o seu talento para a arte culinária! E outro recado para o Tiago: as portas estão abertas, e sempre estarão para “novas invasões”.

NOTA FINAL: Durante a premiação do VI CLIPP, sábado, dia 27 de Outubro fiz uma grata constatação: nosso “Prêmio IEPÊ de Poesia”, em sua 6ª edição, recebe quantidade de inscrições equivalente. Então, que novos concursos e incentivos literários aconteçam em todo o Brasil porque, graças a Deus, poetas e escritores proliferam! E parabéns a todos que arregaçam as mangas e não desistem de realizá-los!

2 comentários:

  1. Nê, muito, muito obrigado pelo carinho de sempre e por sempre me incentivar a não desistir da vida. Beijos em seu coração.

    ResponderExcluir
  2. parabens, anjo, pelo texto, em que sentimos um imenso prazer em compartilhar aquilo que somos e que aprendemos. Realmente uma lição de vida.
    Beijo no se coração.

    ResponderExcluir