domingo, 30 de dezembro de 2012

MÚLTIPLOS OLHARES

TODOS OS BICHOS E RESPOSTAS DE NÊ SANT’ANNA

Interrompo minhas férias para responder aos leitores da coluna MÚLTIPLOS OLHARES preocupados e solidários comigo:
Poucos e podres tiros não me abatem!
Muito menos quando as balas são recheadas de calúnias e fofocas. Esse tipo de bala me fornece material para fazer piada, observar a mediocridade humana e escrever. Poetas e artistas pouco se importam com rajadas de balas hipócritas. Quanto mais atiram, mais munição dão, tanto para enforcá-los com a própria corda quanto para fazer ARTE, que é o que realmente me importa.
Eu ri muito da imaginação, ou falta dela, de pessoas que sem nenhum conteúdo interior relevante só se realizam e se divertem praticando o “voyeurismo”. Sinto informá-las que o tiro saiu pela culatra. Eu me “diverti” analisando esses comportamentos, e observei que notícias falsas circulam como rastilho de pólvora, e se em cada esquina ganham mais um detalhe, também desmoronam na mesma velocidade; e foi muito “divertido” observar as caras de idiotas de muitas pessoas que cara a cara (literalmente) com os fatos tiveram que dar um jeito de desmentir as “invencionices” alheias que, gostando ou não, ajudaram a propagar. Também constatei como o(s) “caluniador(s)” são odiados e como nós somos respeitados.
SOCORRO! Depois dizem que nós, artistas, escritores, poetas e afins é que temos imaginação!!!
Enfim, queridos leitores, como já disse Cazuza: “As suas piscinas estão cheias de ratos, suas idéias não correspondem aos FATOS” e eu (e meu filho, meu marido, nossos amigos e nossos projetos) vou (vamos) “seguindo sem nenhum arranhão”.
P.S.: Quanto aos FATOS? Sinto decepcionar alguns, mas não tem graça Rodriguiana alguma e estão agora sob os domínios da LEI que não vê graça alguma em calúnia, difamação e em frases mentirosas e preconceituosas covardemente ditas em praça pública para diversas testemunhas (oh céus, até para ser Maquiavélico é preciso competência, aprendam a lição do Filósofo, e em vez de só usar a língua, diversifiquem: é proveitoso “gastar” um pouco de tempo lendo e estudando). Portanto, sugiro aos Voyeurs de Plantão para que procurem outro buraco e assim sigam em frente, sempre dando munição à polícia (porque adoram um barraco) e aos artistas com suas saraivadas podres (mas imaginativas, reconheço). Permitam-me mais uma ou duas sugestões: escrevam ficção (os que conseguem redigir uma ou duas frases, é claro), dá menos trabalho e é mais produtivo, até ofereço um espaço nessa coluna. E Lembrem-se: é bíblico: “A VERDADE LIBERTA” (embora alguns não a achem tão “empolgante” e prefiram “Prender” alguns com boatos que se desfazem num sopro mesmo que depois fiquem com aquela inconfundível “cara de tacho”); como os poetas enxergam além das idiotices, já disse Mário Quintana: “Eles Passarão... mas, eu... PASSARINHO!
Beijos a todos os leitores. Agradeço as manifestações de solidariedade e indignação contra as Calúnias e Fofocas que não se sustentaram nem por 12 horas, fator característico em Fofocas e Sandices. Voltarei firme, feliz e forte, aliás, como nunca deixei de estar, na Segunda Quinzena de 2013. Feliz 2013 e Fica a dica: Tiros Podres não abatem, FORTALECEM.     

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Aviso

          As atividades do blog Amigos da Cultura de Iepê retornarão na segunda quinzena de janeiro/2013.
Boas festas!

MÚLTIPLOS OLHARES

TODOS OS BICHOS DE NÊ SANT’ANNA PARA NATAL E ANO NOVO
ENTÃO É NATAL...

AND SO THIS IS CHRISTMAS…
E O QUE VOCÊ FEZ?
Talvez o que pôde ser feito, amigo John! E tomo aqui emprestado o que Martha Medeiros escreveu sobre Clarice Lispector e serve a todos nós: “Entender-se dentro do possível e aceitar-se no impossível”.
Então é Natal...
E mais um ano termina... E novamente faremos o possível, por que aceitar-se no impossível não seria a grande sacada da vida?
Então bom Natal... Sem culpas, sem dramas, sem muitas promessas, balanços e expectativas, pois mais um ano termina e começa tudo outra vez...

Minha inspiração de hoje, como você já percebeu veio de décadas atrás, então para finalizar, pergunto: “você quer respostas”? E respondo com os versos de Dylan: “Elas pairam no vento”.
Então... Que escutemos os ventos de 2013!



ORAÇÃO
Tenho conforto ao falar com Deus e ao pedir a Sua paz porque sei que posso derramar o que sinto sem hipocrisia. Isso é Graça: a confiança que chamamos Fé e a certeza que Deus nos olha com misericórdia e nos entende. E assim porque podemos pedir que Deus nos livre de nós mesmos e que os anjos acampem ao nosso redor, temos paz eterna em Jesus.
Paz a todos e até a segunda quinzena de 2013.

LIVRO NA PRAÇA

PROJETO LIVRO NA PRAÇA
IEPÊ: CIDADE QUE LÊ!        

“Quem lê viaja para outros lugares e para dentro de si mesmo”

Concepção e Realização: Ponto de cultura de Iepê “Nosso Povo Faz Arte desde 205 d.C.” e Sociedade Amigos da Cultura de Iepê (SACI) com o apoio do Museu de Arqueologia de Iepê (MAI) e da Prefeitura Municipal de Iepê
Data de Lançamento: Dezembro de 2012
Periodicidade da renovação de livros, revistas e gibis em locais públicos: a cada três meses
Locais: bancos da Praça dona Silvina de Almeida Prado, bancos da Praça da Igreja Católica (em frente à Gruta), num banquinho na calçada do Ponto de Cultura de do Ponto de Leitura (que ficam ao lado do MAI), na Estação Rodoviária, na Academia ao ar livre em frente ao Ginásio Poliesportivo Liberdade e na Academia ao ar livre do Jardim São Jorge (localizada na entrada da cidade).
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O Projeto LIVRO NA PRAÇA tem como meta fomentar o prazer pela leitura e a intimidade com a palavra escrita, pois como disse Rubem Alves “Ler é Fazer Amor com as Palavras”. Como prazer e amizade não se impõem porque são de caráter libertário por essência, o projeto LIVRO NA PRAÇA propiciará o encontro entre Livros e Leitores para que possam construir laços de amizade e prazer.
Visando incentivar essa relação, serão deixados livros, revistas e gibis a disposição em locais públicos para serem livremente “consumidos” pela população que também poderá contribuir com o projeto de forma simples e objetiva: comentando e/ou doando livros, revistas e gibis.
Para os comentários a respeito das leituras basta acessar o Espaço Virtual do site www.iepe.sp.gov.br ou deixar um “bilhetinho” entre as páginas do livro e para doar é só escrever “Projeto Livro na Praça” na capa do material da doação e deixá-la em um local público. Bimestralmente o Ponto de Cultura e a SACI distribuirão novos livros, revistas e gibis nos seguintes locais: bancos da Praça dona Silvina de Almeida Prado, bancos da Praça da Igreja Católica, na calçada em frente ao Ponto de Cultura, na estação rodoviária e na Academia ao ar livre em frente ao Ginásio Poliesportivo Liberdade.
Quem Lê Viaja para outros lugares e para dentro de si mesmo; o projeto Livro na Praça também tem como objetivo incentivar outras “viagens” possíveis através de visitas a bibliotecas e espaços culturais como a Biblioteca Municipal Natália Sant’Anna Cambraia, o Ponto de Leitura (localizado ao lado do MAI), O Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê, O Museu de Arqueologia de Iepê e o blog www.amigosdaculturadeiepe.blogspot.com.br.

CINE-TEATRO AURORA


Toda sexta e domingo tem cinema!



Local: junto a Casa da Criança e do Adolescente

PRÓXIMAS SESSÕES

21/12 (Sexta-Feira): “O diabo veste Prada”.  Às 20h30min. Entrada gratuita. Censura do filme 12 anos. 

23/12 (Domingo): “Alice no país das Maravilhas - o filme" (com Jhonny Depp). Às 15h. Entrada gratuita. Censura livre.

28/12 (Sexta-Feira): “A mulher de preto”. Às 20h30min. Entrada gratuita. Censura do filme 14 anos.

30/12 (Domingo): “A fúria de Titãs”. Às 15h. Entrada gratuita. Censura livre.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Multiplos Olhares

TODOS OS BICHOS E POEMAS DE NÊ SANT’ANNA

LOUSA

                                A Paulo Mendes Campos


Quantos versos ainda copiarei
Da lousa onde todos os poemas
Estão escritos?
Quantos ainda enxergarei
Com estes meus olhos
Pelo astigmatismo,
Nublados?
 

Acontece em Iepê

Hoje, às 20h30min, nascerá em Iepê o Cine Teatro “Aurora”, um espaço destinado à Cultura e ao Lazer. Haverá apresentação do curta documentário “Santo Reis aqui chegou...” produzido pelo Ponto de Cultura de Iepê e Sociedade Amigos da Cultura e os musicais: “Coletânea anos 1960” (pelo Coral do Projeto Guri) e “Há esperança!” (cantata de natal – uma parceria entre o grupo de teatro “Centopéia” e o Projeto Guri).
Não percam a programação de férias “Toda Sexta e Domingo Tem Cinema” do novo espaço que será divulgado nesse blog. Neste domingo, dia 16 de dezembro, às 15 horas, matinê com exibição do filme “As crônicas de Narnia: o leão, o guarda roupa e a feiticeira.” A censura é livre e agrada “crianças de zero a 100 anos”. A entrada é gratuita.
Na próxima quarta-feira divulgaremos a programação de todo o mês de dezembro que acontecerá sempre toda sexta às 20h30min e domingo às 15h.
O Cine Teatro “Aurora” fica na av. Paraná, junto à Casa da Criança e do Adolescente de Iepê.



Confiram nossa agenda:

-> Lançamento do CD do Grupo Vida: 10 anos. Dia 29/12, às 20hs, na Igreja Presbiteriana Independente de Iepê;
 
-> Exposição Natalina do Museu Histórico da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê está aberto para visitação nos seguintes horários: quarta-feira: das 14hs às 17hs e sexta-feira: das 20h30min às 22h. As visitas no Museu também podem ser agendadas na secretaria da igreja ou pelo telefone: 18 - 3264 1137;
 
-> Museu de Arqueologia de Iepê está aberto para visitação nos seguintes horários: de segunda a sexta das 8h às 13h;
 
-> O Programa Passeando Pela MPB, vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, na Rádio Comunitária Shalom 104,9 FM.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Múltiplos Olhares

TODOS OS BICHOS (concretos ou não) e POEMAS DE NÊ SANT’ANNA

INSIGHT: Sobre Sílabas e Marteladas Poéticas Concretas
Fui procurar em uma Antologia Literária alguns textos de autores brasileiros para meu filho que está naquela fase de vestibular (ô coisa chata! O vestibular NÃO a Literatura). Deparei-me com duas “coisas”: Décio Pignatari – que morreu há poucos dias- e um poema que escrevi quando era estudante.
Sobre Décio Pignatari o texto diz: “É um artista tomado pelo que poderíamos chamar Inquietação Semiótica... preocupa-se com as pesquisas de novos códigos... sua experiência de poeta concreto... a própria poesia concreta recebeu influências da e tem influenciado a estrutura da propaganda...” Disso tudo, me bateu a palavra Inquietação. Acho que poetas sonham às vezes, com um campo verde, mas a cabeça não deixa, não permite a quietude, as palavras martelam e exigem a ação da caneta. “COCA COLA” de Décio Pignatari me bateu no ritmo desse martelar constante:
Beba coca cola
Babe           cola
Beba coca
Babe cola caco
Caco
Cola
                Cloaca

Martelou e escrevi para Décio Pignatari, que com certeza nos influenciou na criação da Expressão Artística InPALAVRAS!

  R T E
M O “ T E I R O
C  E  R T E  “ “ “
             T E M O R
? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Agora o “Poema que dormia no livro”

Em cada canto
Lembrança
Vida
Em toda vida
Sonhos
Esperança
Em cada esperança
Sangue
Suor
Em cada gota
Cai
Poesia

Ponto Final da Coluna de Hoje:
Para os curiosos: não tenho a mais remota lembrança do que me martelava quando escrevi esse poema. Para os Sertanejos Universitários e afins: gostaram do “monte” de sílabas TE? Antes que briguem, como já cantou Caetano:
VIVA A BOSSA    SA  SA
VIVA A PALHOÇA   ÇA  ÇA  ÇA  ÇA!