quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MÚLTIPLOS OLHARES


Todos os bichos de Nê Sant’Anna




   Terminei o ano de 2014 compartilhando Poemas de Louvor nessa coluna. Agora, compartilho uma experiência vivencial muito marcante na primeira postagem dessa coluna em 2015. As duas postagens, no entanto, carregam um sentimento e um sentido de fé que não posso deixar de dividir com vocês.

InPalavras!: Todo Sentimento


 ÂMEL MASSIR!  (JESUS RESSUSCITOU!)
Às vezes, pensamos que milagres ou manifestações de Deus são coisas complexas ou recheadas de “efeitos especiais”. Os acontecimentos que presenciei e vivi durante a madrugada que antecedeu a morte de meu tio Omar, me fizeram experimentar e testemunhar a simplicidade, a beleza, o amor e o amparo que Deus concede a todos nós, seus filhos.
Horas antes de morrer, meu tio disse em árabe: “ÂMEL MASSIR!”. Só consegui entender o real sentido dessa frase horas após o seu sepultamento, entre outros fatores, por ter lido, naquela madrugada, o Salmo 103.
Devido a um encadeamento perfeito e providencial de fatos, tio Omar, extremamente debilitado, conseguiu dizer Âmel Massir à sua irmã, tia Nale, única pessoa naquele quarto de hospital que poderia compreender e traduzir suas palavras.
Uma frase curta em árabe, mas capaz de expressar o que ele já não tinha forças para dizer: “Jesus está aqui comigo, Ele é real! Não fiquem tristes porque estou a caminho da eternidade, Jesus existe, me ampara e a morte não precisa ser temida!”.
Sinto que tio Omar foi instrumento de Deus, nos momentos que antecederam sua morte, para transmitir a todos nós a essência simples da fé. Eu compartilho com vocês o que vi e o que senti após aquela madrugada – um momento solene de morte –, para que a alegria e a certeza da eternidade da vida possam sempre ser anunciadas e nossos corações confortados e preenchidos pelo Espírito Santo, pois, como tio Omar disse: “ÂMEL MASSIR!”, JESUS RESSUSCITOU!  Portanto, não há motivo para temores, a benignidade de Deus vai de eternidade a eternidade (Salmo 103).
***
Uma semana após a morte de meu tio, reflito sobre a força das palavras arquivadas em nossa memória afetiva e nos mecanismos psicológicos de acessá-las em momentos decisivos, quando precisamos exprimir sentimentos profundos, que perpassam nossa alma. Creio que em seus momentos finais, tio Omar "selecionou" de sua memória a expressão ouvida e dita inúmeras vezes e que, naquele exato momento, além de assumir um significado profundo, lhe possibilitou, com economia de palavras, externar todas as suas emoções, confortar a irmã, a esposa e as filhas e também deixar seu testemunho de fé em Deus.
 Esse testemunho, como último e maior presente de meu tio, ficará gravado para sempre nas paredes de minha memória afetiva.  Graças à força das suas atitudes e palavras, tenho a convicção plena que Âmel Massir e estava ali, naquele quarto de hospital, naquela madrugada do dia 1 de fevereiro de 2015 e tio Omar O enxergava, talvez com os olhos da alma, mas O enxergava e anunciou a presença de Jesus a todos nós, através da curta expressão em árabe, pinçada inteligentemente de seu cérebro, que se manteve lúcido até o seu último instante de vida terrena. 



3 comentários:

  1. COM CERTEZA NEJME, JESUS ESTAVA COM O OMAR E, FICARÁ COM TODA CERTEZA, COM CADA UM DE NÓS ATÉ O FIM...FOI ASSIM NA MORTE DE MEU QUERIDO PAI, FOI ASSIM NA MORTE DE MINHA QUERIDA MÃE, DE MINHA QUERIDA SOGRA, DE QUERIDOS AMIGOS...SÃO NESSES MOMENTOS EM QUE MAIS FICAMOS PRÓXIMOS DE DEUS, POIS NOSSOS ENTES QUE VÃO PARA A ETERNIDADE, NOS PERMITE VIVENCIAR ESSA GRAÇA TÃO DE PERTO...AGORA JÁ NÃO TEMO A MORTE, POIS SEI QUE ELA É A PASSAGEM PARA A MORADA DE DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Traduzir em palavras os sentimentos, não é nada fácil, e algo de uma complexidade, pois podemos não encontrar significados que traduzam, mas nesse texto, está todo sentimento, e todo significado, da vida, antes durante e após, ela mesma(vida). Como disse "Tio Omar" se me permite chama-lo assim também, "ÂMEL MASSIR!” na minha vida.
    TE amo, bj.

    ResponderExcluir
  3. Meus sinceros sentimentos Nê. Como sempre soube usar da melhor forma as palavras para falar sobre esse tema tão misterioso que é a morte. No entanto, transmitiu a linda mensagem de que, sim, Jesus está entre nós. Beijos do filho mais velho, Tiago.

    ResponderExcluir