quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

HOMENAGEM À MARIA JÚLIA DE ALMEIDA PRADO

MARIA JÚLIA DE ALMEIDA PRADO,
FILHA DE ANTONIO DE ALMEIDA PRADO, FUNDADOR DE IEPÊ



Maria Júlia de Almeida Prado nasceu no dia 03/10/1924 e como filha de um dos fundadores de Iepê, Antonio de Almeida Prado (que generosamente doou 10 alqueires de terra para a fundação de nossa cidade em 23/04/1923), vivenciou e participou do sonho e da luta de seu pai para que Iepê fosse uma terra de liberdade, pluralidade, justiça, generosidade e respeito à educação, a cultura e as artes. Certamente por esse motivo, Maria Julia que foi uma mulher à frente de seu tempo, pediu para ser sepultada, ao lado de seus pais, na cidade onde nasceu (e também viu nascer) e cresceu.
Artista talentosa, dedicou-se às artes plásticas (pintura em tela) e à arte da confeitaria, trabalhando por décadas em São Paulo na Indústria como chefe de cozinha. Apesar do sucesso profissional, nunca rompeu os laços com Iepê, fazia questão de votar  e visitar periodicamente sua terra e sua gente.
Maria Júlia de Almeida Prado faleceu em Itu, onde residia com sobrinhos e a irmã Aurora D’Alva de Almeida Lopes, ontem, dia 06/02/2013 e foi sepultada hoje em solo iepeense como era seu desejo, solo esse que também abriga para sempre a maior herança de seu pai: a generosidade.
Nós do Ponto de Cultura de Iepê e da Sociedade Amigos da Cultura de Iepê prestamos nossas homenagens e profundo respeito à família de Maria Júlia de Almeida Prado, pois partilhamos, respeitamos, divulgamos, nos espelhamos e nos orgulhamos do legado histórico da Fundação de Iepê: a permanente construção de uma Cultura de Liberdade, Justiça e Paz pois sabemos que apesar de todas as injustiças, mesquinharias e percalços, Sonhos, Ideais, Trabalho e Exemplos de Determinação, Força, Luta, Caráter, Fé e Generosidade não morrem jamais. Tornam-se, à exemplo de nossos fundadores Antonio de Almeida Prado e Chico Maria, marcas indeléveis e inspiradoras para muitas gerações.  


Da esquerda para a direita: João de Almeida Prado Jr. e esposa, Beth Zola: Magali e João Marcos de Almeida Lopes com os filhos Miguel e Catarina, Amaryllis e Adalberto N. de Almeida Camargo, Elizeu Amaral Camargo, Eunice Sant'Ana Málaque, Heloisa Gomes Brondi Sant'Ana Málaque, Denise Fernandes Camargo, Carolina Gomes Brondi Sant'Ana Málaque, José Guilherme Gomes Brondi Sant'Ana Málaque, Eloide Sant'Ana Carneiro, José Ulisses Anísio Sant'Ana Málaque, Susana Gomes Brondi Sant'Ana Málaque, Elaine Carneiro Sant'Anna, Marco Antonio Domingues Sant'Ana



Famílias Sant'Anna e Almeida Prado



João de Almeida Prado Júnior (Zizo), sobrinho do fundador Antonio de Almeida Prado, e Adalberto Nazareth de Almeida Camargo, neto de Antonio de Almeida Prado e sobrinho de Maria Júlia de Almeida Prado



Nê Sant'Anna e Selma Greice Matos

2 comentários:

  1. Todos deveriam conhecer e respeitar a história da nossa cidade. Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Antonia

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me orgulhoso e feliz em pertencer a essa familia com pessoas que fizeram historia por onde passaram. (LEE)

    ResponderExcluir