quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MÚLTIPLOS OLHARES

TODOS OS BICHOS DE NÊ SANT’ANNA


INSIGHT: “Só Nossas Próprias Chaves Abrem Portas Internas.”
Como o mundo não acabou cá estamos de volta, e com as mesmas e eternas questões humanas a martelar nosso cotidiano. Então... Que comece tudo outra vez.
Comentei numa das últimas postagens de 2012 que estava “ajudando” meu filho a estudar para o Vestibular. Ainda não saiu o resultado, mas posso garantir duas coisas: 1 - Eu gostei de (re)mergulhar na Filosofia e na Literatura; 2 - Meu filho abriu portas internas para, sem preconceitos, conhecer e sensibilizar-se com vários Repertórios Culturais.
“Passar” no Vestibular? Pouco importa! Já disse Paulo Freire: “A Educação não transforma a sociedade, o que muda a sociedade é o Homem.” E o homem só cresce quando abre suas portas internas, e essas portas internas para abrirem-se necessitam basicamente de dois estímulos: acesso e sensibilização aos vários repertórios culturais construídos historicamente.
Houve uma época (recentíssima) que a educação tinha como cantilena “formar cidadãos críticos, conscientes etc., etc.” com projetos que abrangiam desde a pré-escola e se duvidasse até mesmo o maternal! Deu no que deu!
O programa Fantástico dessa semana exibiu uma reportagem sobre um garoto que ganhou medalhas em Olimpíadas importantes de Física. A chave para o sucesso? O garoto não pensava no sucesso! O garoto sente PRAZER quando abre suas portas internas para um universo novo de conhecimento! Não se deixem enganar com os burocratas de plantão: o homem só escancara suas portas internas motivado pelo desejo, pelo prazer e pela liberdade que o pensamento proporciona. Depois dessas portas escancaradas, ele pode trabalhar vinte horas por dia e não sentir cansaço (pelo menos por um tempo), mas ninguém pode escancarar as portas alheias, o que se pode fazer é apresentar, garantir livre acesso e sensibilizar para o conhecimento de múltiplos repertórios educativos, culturais e artísticos.
Ainda bem! A raça humana não é marionete em sua essência e sempre haverá novas centelhas de pensamento pipocando aqui e ali e estimulando a abertura de inusitadas portas internas.
PÍLULAS PARA CONHECER, SENSIBILIZAR, PENSAR E ABRIR PORTAS INTERNAS (ou não): Sobre Cultura e Arte
Cultura, no sentido antropológico, é tudo o que o ser humano faz, pensa, imagina e inventa (porque ele é um Ser Cultural).
Não sendo capaz de viver somente guiado por seus instintos (como as abelhas, por exemplo) o ser humano é levado a construir “ferramentas” que possam ajudá-lo a instalar-se no mundo, a sobreviver, a desenvolver sua humanidade. A essas “ferramentas” (culinária, folclore, literatura, dança, artes plásticas, música, etc.) dá-se o nome de cultura.
A Cultura, no sentido etimológico, também é o Cultivo do Ser em seu Processo de Humanização: é a atribuição de significados ao mundo e a nós mesmos, significados esses que são passados adiante e modificados de acordo com as necessidades de cada grupo.
A Arte é sem dúvida, fruto do desejo e acolhida pelo sentimento, livre das obrigações e dos deveres a serem cumpridos; expressa sentimentos, opiniões etc., e é essencialmente libertária: ninguém é obrigado a fazer arte ou a gostar de determinado estilo de arte!
A Cultura aponta para o mundo como ele é, a Arte aponta para possibilidades do mundo, rompe costumes, propõe outros valores. A Arte nos faz estender e ampliar aquilo que somos porque passamos a ver o mundo e a nós mesmos sob luzes diferentes.
 Só para não esquecer: “A Arte existe porque a vida não basta.” (Ferreira Gullar) e “Das tripas fez-se a primeira Lira que animou todos os Sons e daí nasceram as baladas e os arroubos de bandidos, como eu, cantando assim... porque mesmo miseráveis os poetas os seus versos serão bons.” (Chico Buarque).




2 comentários:

  1. LINDO TEXTO...QUE BOM QUE O MUNDO NÃO ACABOU! BJS

    ResponderExcluir
  2. Delicia de cronica, nos inspira a cada dia procurar mais e mais transformar a sociedade através da cultura, da arte, do pensamento, abrir as portas internas do ser humano, e como diria Platão: Sair da caverna, somente,não é fundamental, precisamos abrir, escancarar as portas e janelas da alma. bj. amo vc

    ResponderExcluir