quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MÚLTIPLOS OLHARES



Todos os Bichos de Nê Sant’Anna


SOBRE HISTÓRIAS, CRIANÇAS E SEMENTES

A coluna deste mês é muito especial, pois é uma conversa em forma de texto com os alunos da Escola João Antonio Rodrigues que ilustraram três histórias minhas em parceria com Paulo Fernando para o projeto Meu Pequeno Autor.
Nada deixa escritor tão feliz quanto ver seus textos passeando. E, mais gratificante ainda, é quando leitores se tornam coautores e dão vida aos nossos personagens. Foi exatamente isso que aconteceu dia 11 deste mês: dezenas de crianças publicaram livros ilustrando as nossas histórias Era Uma Vez, Quem Era Pirilampo? e O Sítio do Cipó: A História da Paixão do Galo Janjão pela Galinha Cococó.
A leitura e as artes sempre fazem a gente pensar, se emocionar e também se pôr no lugar dos outros. Tenho certeza de que quando leram e ilustraram as histórias, vocês, crianças, tiveram que, de certa forma, experimentar muitos sentimentos, alguns conhecidos, outros não.  Essas três histórias podem nos fazer pensar em muitas coisas, por exemplo, será que a galinha Cococó acabou se apaixonando pelo galo Janjão? Mas, em todas as três histórias nós podemos pensar sobre a Cultura de Paz.
E o que é isso? Cultura de Paz é respeitar as pessoas do jeito que são por fora e por dentro: suas aparências, seus pensamentos e sentimentos; é tentar se colocar no lugar dos outros, e também dizer NÃO à violência!
Vocês já ouviram dizer que a gente colhe o que planta? Pois é, quando a gente planta uma semente de laranja e cuida dessa semente, provavelmente depois de algum tempo, colheremos laranjas. Todos nós temos coisas boas e ruins dentro de nós. Quando nos esforçamos para plantar as coisas boas, teremos mais chance de colher um mundo melhor.
  E agora, terminando esta conversa, agradeço mais uma vez a todas as crianças que ilustraram nossos textos e deixo um convite para que vocês sejam semeadores da Cultura de Paz. Nunca se esqueçam: Quem lê e semeia a paz colhe um mundo melhor.


P.S.: Em breve lançaremos o projeto LIVRO NAS NUVENS, um canal de vídeo-livros no Youtube. O primeiro vídeo-livro será Quem Era Pirilampo? Aguardem, participem e ajudem a divulgar o projeto! 


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Projeto "Certo Olhar"




No dia 09/08 a Sociedade Amigos da Cultura e o Ponto de Cultura de Iepê foram "astros" de um documentário que será produzido pelo Ponto de Cultura Periferia Invisível de São Paulo, através do Projeto "Certo Olhar". Tivemos a oportunidade de mostrar um pouco de nossa história e de nossos projetos desenvolvidos nestes 16 anos de trabalho pela Cultura.



Veja mais fotos clicando aqui

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Lançamento dos livros do Projeto Meu Pequeno Autor


                                                                         Foto: Tiago Nascimento
Os textos e ilustrações foram produzidos pelos próprios alunos



     Aconteceu no dia 11 de agosto de 2016, no pátio da EMEF João Antônio Rodrigues, nos períodos da manhã e tarde, o lançamento dos livros do Projeto Meu Pequeno Autor. 
     Pela manhã a professora Isamara com os seus alunos do 1º ano B representaram a história "Era uma vez um gato xadrez" com a ajuda da professora Cacilda que os acompanhou com o violão.
     No período da tarde os alunos do 1º ano E, da professora Lígia, apresentaram o teatro “A Formiguinha e a neve”. 
     Já os irmãos Heloane, Heloisa e Gabriel cantaram a história “Era uma vez” de autoria de Nê Sant’Anna (nos dois períodos).
     Durante o evento foi divulgado os alunos que tiveram os seus textos selecionados na Olimpíada de Língua Portuguesa e receberam medalhas. Foram: Rafaela Beatriz da Silva (5º A), Islan Audivino dos Santos (5º B), Thiago Enrico Costa Cardoso (5º C), Elaine Simões da Silva (5º D) e Ian Vinícius Rodrigues Barbora (5º E).
     A professora e diretora Maria Helena lembrou que no dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante. “A homenagem foi para todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. A data foi escolhida por que foram criados os dois cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais.” – salientou a professora.
 O secretário de educação Dr. Professor Paulo Fernando 
realizou oficialmente o lançamento dos livros 
do Meu Pequeno Autor
FOTO: Tiago Nascimento
     O secretário de educação Dr. Professor Paulo Fernando no uso de sua palavra realizou oficialmente o lançamento dos livros do Meu Pequeno Autor e incentivou os alunos a se aventurarem no mundo literário.
     O vice-prefeito em exercício Antonio Menocci esteve presente durante o evento.
     Glaucilene e Diego da equipe do projeto “Meu Pequeno Autor” estiveram presentes.
     Os textos e ilustrações foram produzidos pelos próprios alunos.






A aluna Thainá autografando o seu primeiro livro


Para conferir alguns dos momentos deste evento clique aqui e veja o álbum completo.
Fotos: Tiago Nascimento